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segunda-feira, 29 de outubro de 2007

TEORIA DAS CORES - CURIOSIDADE

Muitas coisas que aprendemos durante a escola ou faculdade entram por um ouvido e saem pelo outro, pq na idade que cursamos ambas, geralmente somos jovens e "avoados"...rs

Mas várias coisas ficam gravadas, principalmente quando são interssantes que ficam marcadas e muitas vezes "damos aulas" sobre aquilo para os amigos. Eis uma coisa que aprendi no primeiro curso que fiz: Educação Artística (que infelizmente tive que trancar no segundo ano) e que é de grande valor pra quem é curioso e gosta de saber coisas legais.
Pra falar sobre a teoria das cores, vou dar uma lembrada em coisas básicas.

Existem 3 cores primárias: AZUL, VERMELHO E AMARELO.
Existem também 3 cores secundárias: ROXO, LARANJA E VERDE (que são formadas da mistura das primárias).

Nas cores secundárias, existem misturas q sempre vão faltar uma cor. Ex: Roxo (vermelho + azul) na sua composição não tem a primária amarela, então, diz-se que o amarelo é sua cor contraste, muito bom se for empregado num uniforme ou marca publicitária, pq as cores contrastes chamam atenção e têm uma harmonia incrível. Veja nas cores italianas, sempre observamos como combina o verde com o vermelho e eles são cores contraste, pq na composição do verde não tem o vermelho. Por último, o azul é a cor contraste do laranja.

As cores são verdadeiro imãs de energia e sensações, sabia???
Cada cor traz para o ser humano sensações diferentes.
Elas podem ser divididas em:
CORES QUENTES - Transmitem sensações de calor, alegria, luz, movimento.
São: Vermelho, Amarelo e suas misturas.

CORES FRIAS - Trazem sensações calmas, tranqüilidade, tristeza, frecor.
São: Azul, Verde e suas variações.

ASPECTO PSICOLÓGICO DA COR:

Antigamente, era associado à tradições populares acreditar q as cores influenciavam na vida das pessoas, mas cientistas comprovaram alguns efeitos que as cores causam e como eles interferem no sistema nervoso humano.
Veja abaixo sobre cada uma das cores:

VERMELHO: Cor quente associada ao foto. Tem ação estimulante e excitante, acelera os batimentos cardíacos, eleva a pressão arterial, provocando estado de alegria e defesa. Pode provocar inquietação ou gerar agressividade. Não deve ser aplicada em ambientes de trabalho que exijam atenção e concentração.

AMARELO: É uma cor de grande luminosidade, associada ao sol, à alegria, à fartura. Desperta fome e aconchego, em suas variações de nuances e tonalidades.

LARANJA: Possui as características do vermelho e do amarelo. É comunicativa, ágil. Traz sensações de estafa visual se utilizada em áreas muito grandes.

AZUL: Cor de intensidade fraca, atua de forma suave no sistema nervoso. Está ligada ao céu, mar e infinito. Seu efeito é equilíbrio, porém não deve ser utilizado em ambientes onde permaneçam pessoas com tendências depressivas. Neste caso, deve-se optar por cores estimulantes.

VERDE: Cor que transmite características do azul e do amarelo. Está associada à natureza, frescor, primavera. Transmite equilíbrio.

ROXO: Cor que transmite a força do vermelho e a paz do azul. Não apropriada para ambientes de caráter simples, mas nobre, luxuoso. É a cor da criatividade.

BRANCO: Popularmente associado à paz, limpeza, pureza, no entanto possui ação vibrante e tão ofuscante quanto o vermelho. Não deve ser usado de forma intensa em quartos de dormir ou salas de aula, podendo provocar cansaço visual. Quando usado de fundo realça a luminosidade das cores.

PRETO: Deve ser utilizado apenas em detalhes que valorizam estampas ou peças. Pode gerar estados de tristeza e depressão. Quando usado junto às cores primárias, passa a sensação favorável de fusão entre cores.

QUE UM EXEMPLO DE COMO ISSO FUNCIONA CONOSCO?
Provavelmente vc já foi ou pelo menos conhece uma loja do Mc´Donnalds, certo? Já reparou que as cores principais usadas no estabelecimento são Amarelo e Vermelho? O que essa mistura de cores faz com o cliente indiretamente sem que ele saiba? A pessoa se sente inquieta, com fome e pressa. Essa rede de lanchonetes foi completamente planejada com a finalidade do cliente comer e sair, para se ter uma alta rotatividade. Por isso, também não possui bebidas alcoólicas e as cadeiras são grudadas no chão, para que não se façam rodinhas pra bater papo e fiquem "segurando" meses sem consumir nada (pq o lanche vc come bem rápido mesmo).

Mais um exemplo de como as cores são usadas para atrair o consumidor é o caso dos supermercados. Nos supermercados vemos sempre vários cartazes, muitas cores e informação, gerando uma confusão no cliente e uma ansiedade por consumo. Tudo é muito colorido e convidativo, fazendo o cérebro rodar a mil por hora. O supermercado quer que o cliente demore, olhe e compre, por isso geralmente o chão é áspero, para que o carrinho vá mais devagar, em quase todos mercados existem lanchonetes, desta forma, o cliente come, estará satisfeito e fará compras com calma, sem pressa de chegar em casa e devorar o carrinho todo.
Bom, o estudo das cores é complexo. Daria uma tese de mestrado, por isso não vou me estender mais, fico só (só?...rsrsrs) nestas informações básicas.






7 Comments:

Diego Moretto said...

Caramba, não sabia que tinha tanto assunto a se tratar de....cores!
Vlw, legal. bj!

Jane, passa a ser Simone, said...

a..eu adorava cores em artes...amava minha professora pela sutileza q explicava....
Mas o marelo tem um significado totalmente diferente p mim......ainda mais depois q assisti amarelo maga, um filme brasileiro...
vou linkar vc..cada vez q entro adforo seu blog....
amo esta musica,....

Pá. said...

hsis, prefiro historia da arte do que a pratica =P

César Fernández said...

rsrsrs...
eu nunca estudei educação artística...
mas tudo que vc falou nesse texto eu já sabia :X

de qualquer forma, é muito bom para quem não souber essas coisas ficar sabendo também^^

curiosidades são sempre bem vindas!

Arne Balbinotti said...

Esqueceu de mencionar que o verde também demonstra limpeza, por isso deve ser utilizado em banheiros...
Muito bom o post, adoro ler sobre essas coisas... e mais interessante ainda é quando se junta ao esoterismo, mas dai ficaria muuuuito extenso... quem sabe numa próxima vez.
Beijos e obrigado pelas visitas lá na Butique.

Zanfa said...

Olha, bem interessante isso.

Todo final de ano as pessoas ficam loucas atrás dos sginificados das cores, só pra usar calcinhas/cuecas coloridas e significativas.

O resto do ano não importa né? hehe

Bjos guria. =*

Juvenal Feitosa said...

Olá Fernanda Miranda, estou fazendo uma apresentação sobre cores e acabei sendo atraído para essa sua materia sobre curiosidade das cores (muito boa, vale ressaltar).
Mas se você me permite, gostaria de fazer uma comentário sobre seu blog: ao final da leitura de sua materia, estava com a vista turva e com princípio de dor de cabeça, tudo provocado pelo papel de parede do seu blog. Já que o tema da materia em questão é propício (efeito das cores) achei interessante lhe alertar. Agradeço a atenção, Abraço