BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

TUDO O QUE APRENDEMOS NA INFÂNCIA!


Pedro Bial

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e agradecer a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga. (esse é importante)
10। Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco...desenhe...pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca à tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também ....
18. Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e ai verá como ele é verdadeiro claro e firme....
19. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. ..Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.... Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento।

__________________________________________
Como professora, formada primeiramente em Educação Infantil, sempre achei importantíssima a educação nessa idade da criança. O desenvolvimento é muito maior e os pequenos estão com a "cuca" mais fresca pra aprender. Acho muito triste não ser obrigatório o ensino nessa faixa etária e haver também uma desvalorização do profissional de Educação Infantil, que não é visto como educador e sim como "babá" , ganhando até mesmo salário equivalente a esta função.
Não estou menosprezando, o que eu quero dizer é que existe diferenças entre alguém que cuida de crianças e alguém que se especializou de 3 a 4 anos num curso superior, pra valorizar o termo CUIDAR E EDUCAR.
O professor, na educação intantil, tem papel fundamental no desenvolvimento da criança em vários aspectos, sejam eles afetivos, cognitivos ou motores. Grande parte de nossa coordenação, por exemplo, é desenvolvida nessa idade, assim como o nosso raciocínio lógico, que pode ser afetado no futuro por não ter sido bem desenvolvido no começo.
Mas enfim, deixando de lado a importância da Educação Infantil pelo lado educacional, ela realmente educa para a vida. É na infância que construímos nossas bases, armazenamos nossas melhores memórias e até alguns traumas. A infância é uma fase de seres pequenos que formam grandes homens.
E vc? Lembra da sua infância??? Algum cheiro, sabor, cor ou lembrança te remete ao passado, levando-o àqueles dias brilhantes e coloridos, onde tudo era permitido? O que mais te marcou? Quer nos contar uma boa (ou má) lembrança que ficou guardada pra sempre?
COMENTE!


8 Comments:

T h a t y! said...

ettaaaaa ke lindooo mininaaa..
ameiii seu blog viu... soh nao tava conseguindo comentar ¬¬!
nao abriiaa... amei da infancia me fez lmbrar de tanta coisa boaaa..
do cachoriiinho!
bju

Cah said...

concordo que não há necessidade de saber muito mais do que os 19 itens que você colocou ali...

você é professora de crianças?
creio que não será tão doloroso ir a um halloween infatil então, não acha?
trabalho lindo o seu!
vim agradecer a visita a meu blog.

pode linkaar?
amei teu layout, beijo!

Jane, passa a ser Simone, said...

ai..q blog doce..
adorei..
lembra tranto minha infância..
vc deve ser uma excelente professora....
adorei as dicas....
dificil é cumpri las ao pé das letras...

Rafael Palma said...

Muito bom hein....muito bom mesmo. Quem dera todos tivessem aprendido estes 19 tópicos quando criança!

Mas o bom é saber que ainda existem pessoas que acreditam nisso!

Parabéns pelo trabalho...educando as nossas crianças, é assim que teremos um mundo melhor.


http://bandaprofissaodefe.blogspot.com/

Hiteri said...

^^
Que post mais doce, querida.
É realmente fantastico essa coisa do "A gente só é realmente feliz na infancia". É algo muito terno e deslumbrante.

Concerteza isso vem pelo fato de que não nos preocupar-mos, ou mesmo, não importar-mos tanto com o amanha, e sim viver o presente da forma mais alegre e divertida possivel.

Será que hoje, depois dos 13 anos, ainda temos essa visão do "Aqui e agora?"

Quem me dera um futuro menos misterioso.

Zanfa said...

Ah, com certeza essa idade de 2~3 até uns 6 anos é crucial no desenvolvimento da criança.

Deixar ela largada na mão de uma babá pode realmente interferir no restante da vida. Por isso é importante buscar creches especializadas, onde elas possam conviver e aprender essas regras básicas que levarão pro resto da vida.

Ótimo teu blog, parabéns.

T h a t y! said...

aaaa jah paseei i ameiiii!

PARABÉNS!!!

MargaH said...

oi, passando aki pra agradeçe o comentario no meu blog!!

bom gostei do texto, realmente faz sentido, eu aprendi isso tdo no meu jardim de infância e nunc parei pra pensar q posso aplicar isso no meu dia-a-dia, mto bom, legal msmo!

bjs