BlogBlogs.Com.Br

sábado, 2 de agosto de 2008

A felicidade é feita de coisas pequenas

A revista Isto É publicou uma excelente entrevista com Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, com Pós-Graduação em administração de empresas pela USP, consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional.

*
Uma das perguntas desta entrevista, e a respectiva resposta, você verá a seguir. Medite sobre ela.
*
ISTO É – Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus, isso é verdade?
*
Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade:

*
A primeira, é instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.

*
A segunda loucura é:
Você tem de estar feliz todos os dias.

*
A terceira é:
Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.

*
Por fim, a quarta loucura:
Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.

*
As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.
Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema.
Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais.
Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz:
"Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz".
Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas.
Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.
(Roberto Shinyashiki)

Pense.... medite....
Alguma coisa parece semelhante em tua vida?

6 Comments:

february star said...
Este comentário foi removido pelo autor.
february star said...

TUDO

hauhuauhahuauhhuahuhua

felicidade é um sentido muito abrangente, e é difícil parar de escutar o mundo lá fora e encontrar o ideal para vc

tinha um tempo que eu não vinha aqui...seu blog continua muito bom

bjs

Guerras Secretas said...

Tenho uns 3 livros dessa cara aqui em casa, nunca li nenhum, são do meu irmão. Mas eu sei que o cara é fera e o que ele disse aí nessa entrevista são coias que eu já aplico faz tempo. Não adiante nada ficar correndo atrás dessas coisas que "dizem" que são boas, cada um tem que determinar seu passo e seus objetivos e não seguir a massa.

Vanderlan said...

Felicidade é a busca perfeita desta sociedade narcisista.É deste jeito mesmo que Shinyashiki disse, não há jeito concreto de se buscar a felicidade, cada um encontra o seu.
Essa é minha busca também.
Um beijo e um abraço à todos!

Renato said...

felicidades e difícil falar qualquer tema que seja feito com esse tópico, por que aonde vemos tristeza sempre tem alguém que vê alegria, então penso eu que a felicidades e você se sentir útil para o próximo e para você mesmo, como dizem nas pequenas coisas e muito difícil você aproveitar o máximo tudo que temos, por que vemos muitas coisas que sempre vai nos deixar tristonhos... mais adorei o modo que Roberto Shinyashiki(Fernanda Miranda) colocou isso e de se refletir

Glayce Santos said...

Olá! Parabéns pelo blog! Adorei! E gostei muito dessa postagem! É sim uma grande loucura, pra mim a maior de todas as outras, que temos q estar com o sorrisão no rosto todos os dias... Bem, sorrir é uma coisa, estar feliz é outra...enfim!
Interessante...
Ótimo FDS