BlogBlogs.Com.Br

sábado, 16 de fevereiro de 2008

A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL*


Uma pessoa foi a uma loja e comprou um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e pegou na bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. O cliente tentou explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que a pessoa mandou esse e-mail contando isso? Porque se deu conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

*1. Ensino de matemática em 1950:*
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

*2. Ensino de matemática em 1970:*
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

*3. Ensino de matemática em 1980:*
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

*4. Ensino de matemática em 1990:*
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

*5. Ensino de matemática em 2000:*
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

*6. Ensino de matemática em 2007:*
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00 O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
_________________________________________________________

Não retrata bem a realidade de hoje??? Infelizmente há um certo "relaxo" no ensino e também uma preguiça mental por conta dos estudantes. Muita coisa mudou e não pra melhor, pra pior.
Hoje vc não repete mais o ano na escola, existe progressão continuada, existem milhões de recuperações e vão fazendo de tudo até que o aluno passe, não importa que ele vire uma "ameba" ambulante.
Sei que como professora, não devia expôr este tipo de comentário que desfavorece a classe, mas é a mais pura realidade. Sempre trabalhei com educação infantil, que na minha visão é a base de tudo, mas se um dia passar para o Ensino Fundamental, vou ter um confronto de idéias com a escola ao ter que passar um aluno que simplesmente não sabe nada, só para ele não ficar atrasado em relação à crianças de sua idade.
Mas o pior de tudo é saber que parte deste "benefício" de quase não se reprovar alunos, é uma idéia vinda de um governo (não deste, de todos, afinal isso favorece a política) que busca cidadãos "analfabetos-letrados" ou mesmo os analfabetos funcionais, que lêem e não sabem interpretar o que estão lendo, pois é mais fácil ter eleitores que se corrompam com palavras bonitas, dentaturas, cestas-básicas e outros brindes eleitorais do que convencer cidadãos pensantes e ativos nas idéias, formadores de opinião.
Então, que venham gerações cada vez mais ignorantes, isso faz bem para a política!